Uma dúvida frequente entre as pessoas que estão em busca de um novo carro, é sobre a escolha da direção. Existem distinções significativas que devem ser levadas em consideração no momento da compra. Mas você sabe quais as diferenças entre a direção elétrica e hidráulica?

 

Para te ajudar, reunimos as principais diferenças entre as duas. Confira!  

 

Direção Hidráulica

 

A direção hidráulica, também conhecida como direção assistida, é um sistema que utiliza uma bomba hidráulica para circular óleo na caixa de direção. Isto reduz o esforço do motorista no uso do volante.

 

A caixa da direção é dividida em duas câmaras por um pistão. Quando o motorista gira o volante, uma válvula libera óleo na caixa de direção e a bomba circula o fluido hidráulico, movimentando o pistão.

 

A lubrificação faz com que a direção fique até 80% mais leve que uma direção mecânica.

 

Porém, essa bomba depende do funcionamento do motor, exigindo da sua potência. Além da bomba, a direção hidráulica contém reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

 

Direção Elétrica

 

A direção elétrica é um sistema elétrico independente do motor, que auxilia o motorista diminuindo o esforço para virar o volante e fazer manobras.

 

Esse sistema possui um motor elétrico, que é ativado quando sensores identificam que o volante está se movimentando. Esse motor auxilia no movimento, exigindo menos força do motorista.

 

A força que esse motor exerce varia de acordo com a velocidade do veículo. Ela aplica mais força durante manobras, e menos força quando o carro está em alta velocidade.

 

direcao eletrica e direcao hidraulica

 

Diferenças entre a DH e DE

 

1- Funcionamento

 

DH: Uma bomba impulsionada pelo motor circula óleo dentro da caixa de direção, que lubrifica e deixa a direção mais leve.

 

DE: Um motor elétrico dentro da caixa de direção auxilia na virada do volante, deixando-o mais leve.

 

2- Acessórios

 

DH: Utiliza óleo, mangueiras, polias e correias.

 

DE: Não necessita de acessórios mecânicos.

 

3- Troca de óleo

 

DH: Deve ser trocado em média a cada 50 mil quilômetros.

 

DE: Não há óleo neste sistema de direção.

 

4- Principais vantagens

 

DH: A “sensação de dirigir” é mais completa, pois esse sistema oferece uma maior controle e comunicação do condutor com o veículo, dando um melhor “feedback” do peso do carro e da tração do pneu.

 

DE: Mais eficiente, pois gerencia melhor a energia do carro e exige menos do motor. Necessita de menos manutenção.

 

5- Manutenção

 

DH: A manutenção da direção hidráulica é mais complexa, pois envolve mais acessórios mecânicos, e exige a substituição do óleo, assim como a checagem do reservatório.

 

Também é necessário fazer o alinhamento e a troca da correia do motor que ativa a bomba hidráulica.

 

DE: A direção elétrica exige menos manutenção, pois não necessita de acessórios mecânicos.

 

6- Uso de Combustível

 

DH: Gasta um pouco mais que o elétrico.

 

DE: Pode apresentar uma economia de combustível de até 5%, por não utilizar da força do motor.

 

A direção elétrica e hidráulica foram criadas para proporcionar mais facilidade na condução do veículo. Cada uma delas tem suas particularidades e ambas cumprem com seus propósitos. No entanto, ainda assim, é importante avaliar qual é mais adequada para as suas necessidades e condições.

 

Fonte: Racon, DF

 

Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC

 

Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros). 

 

Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com e redes sociais: nihontech.