Componente de extrema importância, os bicos injetores são responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor.

 

Isso ocorre de maneira fina e quanto melhor a pulverização, mais alto será o desempenho do veículo. Isso significa um menor consumo de combustível, um ganho de potência e ainda uma menor emissão de gases poluentes.

 

No entanto, o componente necessita de atenção. Isso porque podem ocorrer problemas no bico injetor, os quais afetam a performance do veículo.

 

Esse tipo de problema costuma ser o entupimento do bico injetor, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível, tornando a compressão não eficiente, perdendo potência e forçando o motor a gastar mais combustível através dos outros cilindros.

 

O bico injetor é um eletroinjetor que atua por meio de um movimento induzido e tem como função espalhar, através de uma agulha, o combustível no tanque de combustão.

 

Porém, para que o motor funcione corretamente, é preciso que a pulverização ocorra de maneira homogênea. Ou seja, a mistura entre o combustível e o ar deve ser de maneira correta. Do contrário, podem estar ocorrendo problemas no bico injetor.

 

Como identificar problemas nos bicos injetores? 

 

Problemas no bico injetor podem ocorrer com certa frequência, porém, nem sempre são detectados com agilidade. Isso é normal, afinal, nem todos têm um conhecimento aprofundado de como o motor de um carro funciona.

 

Entretanto, quando há problemas, o veículo costuma apresentar alguns sinais clássicos, o quais podem ser facilmente identificados.

 

Sinais de problemas nos bicos injetores: 

 

  • Falha na ignição;
  • Redução no desempenho do motor;
  • Perda de potência e aceleração;
  • Marcha lenta irregular;
  • Falhas ao trocar a marcha;
  • Dificuldades em subidas;
  • Motor vibrando;
  • Cheiro de combustível.

 

Limpeza nos bicos injetores: fazer ou não fazer?

 

Em geral, esse tema acaba sendo polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis, porque as válvulas injetoras de combustível, nome técnico correto para o bico injetor, são autolimpantes, ou seja, em tese não seria necessária uma limpeza por outros meios.

 

Entretanto, a impossibilidade de controlar a qualidade do combustível, que em muitos casos pode ser adulterado ou conter misturas químicas perigosas, faz com que o proprietário esteja sujeito a abastecer o carro com produtos inadequados e prejudicar completamente a saúde do motor.

 

Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.

 

Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.

 

Diagnóstico de limpeza dos bicos injetores

 

Antes de optar ou não pela limpeza no bico injetor, faça um diagnóstico detalhado com um especialista que indicará a melhor solução.

 

Para saber se o componente está em condições ou não de ser reinstalado no veículo ou apenas limpo, existe uma quantidade específica de testes que vão anteceder a limpeza em si. Eles devem, obrigatoriamente, ser executados para garantir a segurança do carro.

 

Nesse primeiro passo, a análise do bico injetor deverá ser feita com um scanner próprio. Isso trará a percepção correta se há falhas em outros sensores ou atuadores.

 

Além da utilização de combustível ruim, outros problemas, como o consumo elevado de óleo, também causam depósito de sujeira na ponta da válvula injetora ocasionando a necessidade da limpeza no bico injetor. Essa análise prévia revelará o que de fato está acontecendo.

 

Fonte: MS, Amplexo Diesel

 

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