A carbonização em motores é um grande mal que muitas vezes não é evitada ou tratada da maneira correta por alguns profissionais e ela pode ser causada por outros motivos além do combustível.

 

Na verdade, os veículos com injeção direta (incluindo todos os motores a diesel modernos) possuem menos tendência à carbonização das válvulas. Nesses sistemas, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão e não passa pelas válvulas de admissão. 

 

No entanto, quase nenhum motor a combustão é à prova desse problema e a maneira mais eficaz de prevenir a carbonização das válvulas é manter a manutenção em dia, trocar filtros e óleo de motor sempre dentro do prazo e utilizar o mesmo grau de viscosidade e qualidade (API) recomendado pelo fabricante. 

 

O que é a carbonização e como ela ocorre?

 

A carbonização é o acúmulo de resí­duos provenientes da queima incompleta do combustível, ou combustí­vel de má qualidade. 

 

Ela começa na fase de aquecimento do motor, neste momento a ECU, através dos sinais do sensor de temperatura, comanda o tempo de aberturas das válvulas injetoras (bicos injetores) privilegiando a mistura rica.

 

Grande parte do combustí­vel não é queimada resultando em depósitos de carvão, essa fuligem contamina toda câmara de combustão e a sonda lambda. A sonda lambda por sua vez detecta mistura rica, envia sinal a ECU que passa a trabalhar com mistura pobre. 

 

Além disso, os vapores dessa combustão em fase fria são extremamente prejudiciais ao óleo, que ao se misturarem, formam a conhecida borra. Com a quantidade menor de combustí­vel a troca de calor dentro da câmara de combustão fica comprometida, superaquecendo o cabeçote. 

 

A borra que se forma da mistura do óleo com o combustível em excesso da partida a frio, passa pela bomba e se espalha pelo motor chegando ao cabeçote. Com o superaquecimento do cabeçote, a borra vira uma tipo de goma, que ao atingir o cárter, pode entupir o pescador de óleo e/ou obstruir a bomba de óleo comprometendo o sistema de lubrificação do motor.

 

carbonizacao em motores

 

Quais as causas da carbonização?

 

A carbonização pode ser causada por vários motivos, dentre eles: trânsito intenso (motor funcionando em marchas baixas, baixa velocidade), percursos curtos (sem que o motor atinja sua temperatura ideal de funcionamento.), má qualidade do combustível, jeito de dirigir, falta de manutenção preventiva e etc.

 

Sintomas de carbonização

 

Atentar-se aos sintomas pode ajudar a prevenir e solucionar o problema. Por isso, lembre-se de verificar se há: estouros no coletor de admissão ou escape, perda de rendimento (devido a compressão dos cilindros afetada) quando exigido, falhamentos, detonação, superaquecimento, formação de borra no motor, ní­vel de emissão de poluentes acima do normal, marcha lenta irregular.

 

Como evitar a carbonização?

 

Não existem truques para evitar a carbonização, manutenções periódicas e preventivas são o melhor procedimento para retardar ao máximo a carbonização, mas vale ressaltar algumas dicas para o bom funcionamento do motor.

 

  • Ao ligar o carro pela manhã não fique esperando o carro esquentar, ligue e saia. Ficar parado só vai gastar combustí­vel, e andar vai fazer a bomba de óleo trabalhar melhor e lubrificar o motor;
  • Andar com o carro em poucas distâncias sem que o motor atinja sua temperatura ideal de funcionamento é uma forma de expor o motor a carbonização, se você trabalha perto de casa é aconselhável ir a pé ou de outro meio de transporte;
  • Manutenções preventivas regradas é a melhor forma de evitar problemas nos carros;
  • Gasolina barata quase sempre é adulterada, lembre que o barato em curto prazo pode sair caro;
  • Prefira a gasolina aditivada, pois contém aditivos detergentes e dispersante que limpam toda a linha de combustível, válvula de admissão e então, a câmara de combustão.

 

Fonte: AutoPapo, Carros In Foco

 

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