O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o motor a quantidade exata de combustível injetada e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo. Como funciona a injeção programável, você sabe?
Como funciona a injeção eletrônica?
O sistema de injeção eletrônica é um composto de sensores e módulos computadorizados que atua em três processos praticamente simultâneos quando você gira a chave de ignição do automóvel. São eles:
- sensores;
- central de informação;
- atuadores.
A injeção eletrônica fornece alimentação de combustível ao motor e também analisa continuamente as variações que interferem em seu funcionamento. Como por exemplo: temperatura do ar admitido, temperatura do motor, quantidade de combustível aspirado, etc.
A injeção eletrônica monitora tudo por meio de sensores que enviam para a U.C.E. (Unidade de Controle Eletrônico) sinais elétricos com as informações necessárias. A Unidade de Controle Eletrônico gerencia o funcionamento controlando atuadores recebendo informações dos sensores até que se atinja o ponto de ignição ideal.
Vantagens da injeção eletrônica
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a injeção eletrônica, por isso, separamos as principais vantagens:
- Partidas mais rápidas;
- Maior rendimento do motor;
- Menos emissão de poluentes nas cidades;
- Vida útil mais longa;
- Economia de combustível.
Injeção eletrônica programável
Bom, mas existe injeção eletrônica programável? Sim! Nada mais é do que um tipo de injeção eletrônica que permite a interface com o proprietário, que pode fazer diversas alterações em seu funcionamento, quase em tempo real.
Quando a gente fala principalmente sobre o mundo da performance, é preciso ter a liberdade de poder criar um próprio mapa para atender aquele novo motor, ou seja, as novas características de uso. Por isso, o uso da injeção programável é tão eficiente.
E quase sempre também essas alterações são para melhor performance. Faz parte de um mercado em expansão, que oferece melhores soluções e mais complexidade na manufatura das injeções.
A injeção eletrônica programável permite alterar o tempo da injeção de combustível, parâmetros de ignição, pressão de turbo em carros modificados, entre outras.
Com base nas informações vindas dos sensores, o sistema de gerenciamento vai determinar qual a quantidade de combustível ideal para aquele momento do motor. Também é possível acessar todas as informações do computador.
Dessa forma, é possível ver no mapa principal de injeção uma série de ajustes e compensações, como compensação da temperatura do motor e customização da proposta para o tipo de combustível utilizado.
Fonte: Web Motors, Uniarp, Fuel Tech
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com; e redes sociais: nihontech.
Comentários