O rodízio de pneus é uma prática que traz diversos benefícios para o carro. Porém, para que isso aconteça, é preciso ter atenção a uma série de detalhes e realizar outros procedimentos para garantir o máximo desempenho.
O que é o rodízio de pneus e qual o seu objetivo?
O rodízio de pneus é uma técnica antiga que tem como objetivo principal prolongar a vida útil do componente. O procedimento é bem simples: fazer a troca periódica da posição de cada elemento, ou seja, mudar as rodas de lugar.
É uma tarefa importante porque o desgaste da borracha é sempre diferente entre a traseira e dianteira do veículo.
Isso se deve, principalmente, ao fato de a tração estar na frente ou atrás. Os pneus que recebem a potência do motor acabam se desgastando mais rapidamente. Como resolver isso? Usando a técnica do rodízio desses conjuntos.
Por que essa é uma prática importante?
Quando o desgaste é pequeno, não existe basicamente nenhum, mas quando ele aumenta, o carro pode sofrer com um desequilíbrio e ter a sua condução mais complicada.
Além disso, se o pneu se desgastar demais, você vai precisar fazer a troca antes do previsto. Fazendo o rodízio, os componentes vão se desgastando de uma maneira mais uniforme. Além disso, essa prática garante a manutenção de um rodar mais suave e mais estabilidade ao dirigir.
Como fazer adequadamente o rodízio?
Para realizar o rodízio de pneus corretamente, você deve atentar-se a algumas diferenças conforme o tipo de carro e modelo do pneu.
1- Pneus convencionais
O tipo de pneu mais comum encontrado é o convencional, tecnicamente chamado de simétrico bidirecional. Funciona bem em qualquer ponto do carro, podendo ser instalado na direita ou esquerda, dianteira ou traseira. Nesse caso, o rodízio para veículos com tração dianteira e traseira é o mesmo.
A troca costuma ser feita de um jeito que chamamos de “X”. Calma, você já vai entender! Coloque a roda dianteira direita na traseira esquerda e a traseira direita na dianteira esquerda. Viu como forma um “X”?. Em alguns veículos, é indicado incluir também o estepe nesse procedimento.
2- Pneus unidirecionais
Contudo, nem todos os pneus são simétricos e podem ser instalados em qualquer lado do carro. Os unidirecionais contam com a banda de rodagem (a parte que toca o solo) projetada com um certo “desenho” que funciona bem apenas num sentido de rodagem. A montagem na posição errada prejudica a eficiência do componente, aumenta o seu desgaste e dificulta o escoamento da água.
Porém, também é possível fazer o rodízio, mas o procedimento é um pouco diferente e até mais simples. Basta passar as rodas dianteiras para a traseira e vice-versa, sempre respeitando as setas (impressas na lateral do pneu) que indicam o sentido correto de rodagem. Pronto, tarefa feita!
3- Pneus assimétricos
A exemplo dos modelos unidirecionais, a banda de rodagem de um pneu assimétrico também apresenta um “desenho” especial. Você notará que a parte que fica mais para dentro (virada para a carroceria do carro) é diferente da outra metade, voltada para a face da roda.
O rodízio também pode ser feito sem problemas, apenas é preciso respeitar as indicações de “exterior” e “interior” (ou “outside” e “inside”, em inglês), impressas nas laterais dos pneus.
Fonte: Nakata
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