Provavelmente uma das dúvidas mais frequentes dos motoristas é sobre a calibragem de pneus. Muitos desconhecem a frequência correta para fazer a calibragem, os riscos de deixar os pneus sem as libras recomendadas e os gastos que isso pode gerar.
A única coisa existente entre você e o asfalto é o pneu, por isso, você deve cuidar dessa parte tão importante. Antes de tudo, você deve saber a pressão adequada para o seu pneu, essa informação pode ser consultada no manual do veículo, em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria – na porta do condutor.
Com que frequência devo calibrar os pneus?
Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. No entanto, existem algumas exceções a serem seguidas:
- Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias.
- Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.
Outra coisa importante é calibrar os pneus sempre antes e depois de viagens longas.
Andando com o carro carregado em viagens a pressão dos pneus é diferente de quando você utiliza somente para rodar na cidade.
Se o seu pneu está precisando ser calibrado antes de 15 dias, você precisa verificar outros itens de manutenção que devem estar prejudicando os pneus do seu veículo.
Deve calibrar o pneu acima do recomendado?
Não. Quando o pneu está com a calibragem acima da indicada pelo fabricante, há um aumento na firmeza de contato com a superfície, ou seja, os seus veículos estarão mais sujeitos a cortes, quebras por impacto, perfurações e danos por choque.
Aumentando o desgaste e reduzindo o conforto, pois a suspensão tem mais dificuldade para absorver as irregularidades da pista.
Riscos de não calibrar os pneus
- perda de aderência;
- risco de detalonamento (quando o pneu desencaixa da roda);
- deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem;
- instabilidade;
- maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível;
- emissão de maiores quantidades de CO2.
Como calibrar o pneu?
A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.
Certo da pressão ideal para o seu carro, o motorista deve:
- digitar o número no visor do calibrador e acioná-la;
- retirar a tampa da válvula do pneu;
- apertar a trava na ponta do calibrador (quando existir);
- encaixar a mangueirinha na válvula;
- aguardar o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
- voltar com a tampa da válvula.
Fonte: Autopapo
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