Muitas pessoas ainda confundem os conceitos de retífica de cabeçote e de motor, apesar de ambos terem diferentes funções. Por isso, nós resolvemos trazer uma explicação mais detalhada sobre esses dois conceitos, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas. Confira a matéria completa! 

 

Retífica de cabeçote

 

O cabeçote é a peça superior do motor, que dá fechamento a ele e é o responsável praticamente por todo o seu funcionamento. Então, o cabeçote do motor é assim chamado devido à função que exerce na máquina, que é a de comandar a entrada de saída de combustível e de ar do motor. Também é conhecido como cabeça do motor.

 

Assim, se tiver algum problema nesse item, provavelmente a máquina não funcionará de forma correta.  O processo de retífica de cabeçote do motor não é dos mais complexos, mas exige do mecânico profissional toda a atenção necessária para constatar todas as folgas e falhas que essa peça possa apresentar.

 

Retífica de motor

 

Quando em funcionamento, as peças internas do motor estão sujeitas a grandes esforços, ficam em atrito constante e trabalham sempre em altas temperaturas. Todos esses aspectos contribuem para o desgaste das peças.

 

Outros fatores são capazes de determinar a necessidade de retífica do motor antes do tempo, tais como:

 

  • funcionamento do motor com superaquecimento;
  • quebra de correia dentada (em alguns motores);
  • óleo lubrificante com baixo nível, falta dele ou ainda pior: o péssimo costume de alguns motoristas apenas completarem o nível do óleo, com a manutenção do óleo velho por períodos longos de uso;
  • hábito de “descansar” o pé esquerdo no pedal da embreagem;
  • falta de manutenções preventivas.

 

retifica de cabecote

 

Tipos de retífica de motores

 

A retífica do motor é classificada de dois modos:

 

  • parcial: restaurada somente a parte inferior do motor (bloco, pistões, bielas, camisas e virabrequim) ou a parte superior do cabeçote (bloco, comando de válvulas, guias e sedes);
  • completa: ambas as partes são recuperadas.

 

Diferenças entre retífica de cabeçote e de motor

 

A retífica de cabeçote é o que recondiciona e coloca o cabeçote em condições de perfeito funcionamento para o motor. 

A manutenção para ambos são bem parecidas, porém, as válvulas do motor ou do cabeçote acabam sofrendo um pouco mais, visto que trabalham em um regime um pouco mais severo. 

O motor tem um desgaste maior no cabeçote do que na parte de baixo, que seria o bloco. 

 

Sinais que indicam a necessidade de retífica

 

  • Baixa potência do motor;
  • Alto consumo de combustível;
  • Barulhos incomuns vindos do motor;
  • Superaquecimento do motor;
  • Alto consumo de óleo lubrificante;
  • Quebra da corrente dentada;
  • Falta de manutenção preventiva. 

 

Aspectos que devem ser analisados após a retífica

 

Depois da retífica, você precisa avaliar:

 

  • Se o bloco está seco, sem a presença de água ou óleo em suas juntas e conexões;
  • Ligue o motor e observe se há falhas, trancos, ruídos ou barulhos estranhos;
  • Após alguns minutos, desligue o carro e verifique a coloração da fumaça que sai do escapamento. Se ela for branca, é bem provável que ainda exista água no motor. Caso seja escura, há uma queima excessiva de óleo, provocada pelo vazamento dos retentores;
  • Faça a medição do óleo e corra por 1000 km com o automóvel. Depois, faça uma nova verificação para comprovar se o nível do reservatório baixou ou não.

 

Fonte: Q3, Takao, Compara Online

 

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