Muitas pessoas ainda confundem os conceitos de retífica de cabeçote e de motor, apesar de ambos terem diferentes funções. Por isso, nós resolvemos trazer uma explicação mais detalhada sobre esses dois conceitos, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas. Confira a matéria completa!
Retífica de cabeçote
O cabeçote é a peça superior do motor, que dá fechamento a ele e é o responsável praticamente por todo o seu funcionamento. Então, o cabeçote do motor é assim chamado devido à função que exerce na máquina, que é a de comandar a entrada de saída de combustível e de ar do motor. Também é conhecido como cabeça do motor.
Assim, se tiver algum problema nesse item, provavelmente a máquina não funcionará de forma correta. O processo de retífica de cabeçote do motor não é dos mais complexos, mas exige do mecânico profissional toda a atenção necessária para constatar todas as folgas e falhas que essa peça possa apresentar.
Retífica de motor
Quando em funcionamento, as peças internas do motor estão sujeitas a grandes esforços, ficam em atrito constante e trabalham sempre em altas temperaturas. Todos esses aspectos contribuem para o desgaste das peças.
Outros fatores são capazes de determinar a necessidade de retífica do motor antes do tempo, tais como:
- funcionamento do motor com superaquecimento;
- quebra de correia dentada (em alguns motores);
- óleo lubrificante com baixo nível, falta dele ou ainda pior: o péssimo costume de alguns motoristas apenas completarem o nível do óleo, com a manutenção do óleo velho por períodos longos de uso;
- hábito de “descansar” o pé esquerdo no pedal da embreagem;
- falta de manutenções preventivas.
Tipos de retífica de motores
A retífica do motor é classificada de dois modos:
- parcial: restaurada somente a parte inferior do motor (bloco, pistões, bielas, camisas e virabrequim) ou a parte superior do cabeçote (bloco, comando de válvulas, guias e sedes);
- completa: ambas as partes são recuperadas.
Diferenças entre retífica de cabeçote e de motor
A retífica de cabeçote é o que recondiciona e coloca o cabeçote em condições de perfeito funcionamento para o motor.
A manutenção para ambos são bem parecidas, porém, as válvulas do motor ou do cabeçote acabam sofrendo um pouco mais, visto que trabalham em um regime um pouco mais severo.
O motor tem um desgaste maior no cabeçote do que na parte de baixo, que seria o bloco.
Sinais que indicam a necessidade de retífica
- Baixa potência do motor;
- Alto consumo de combustível;
- Barulhos incomuns vindos do motor;
- Superaquecimento do motor;
- Alto consumo de óleo lubrificante;
- Quebra da corrente dentada;
- Falta de manutenção preventiva.
Aspectos que devem ser analisados após a retífica
Depois da retífica, você precisa avaliar:
- Se o bloco está seco, sem a presença de água ou óleo em suas juntas e conexões;
- Ligue o motor e observe se há falhas, trancos, ruídos ou barulhos estranhos;
- Após alguns minutos, desligue o carro e verifique a coloração da fumaça que sai do escapamento. Se ela for branca, é bem provável que ainda exista água no motor. Caso seja escura, há uma queima excessiva de óleo, provocada pelo vazamento dos retentores;
- Faça a medição do óleo e corra por 1000 km com o automóvel. Depois, faça uma nova verificação para comprovar se o nível do reservatório baixou ou não.
Fonte: Q3, Takao, Compara Online
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com; e redes sociais: nihontech.
Comentários