Quando a Toyota apresentou um novo conceito de carro, o mundo inteiro ficou literalmente de boca aberta diante do modelo, que tinha design belíssimo e indicava um desempenho formidável. O Toyota Supra é um, até hoje, um dos carros mais desejados para quem sabe apreciar um bom carro. Vamos conhecê-lo?

 

Toyota Supra: a origem

 

A origem do Toyota Supra está intimamente ligada à do Toyota Celica que surgiu em 1970, ano em que muitos clássicos e best sellers japoneses surgiram. O modelo apareceu em duas formas, sendo um liftback e um hardtop, ambos com duas portas, mas o primeiro com tampa traseira. Dotado de numeração de chassi começada por A, o Celica de primeira geração durou sete anos.

 

Foi na segunda geração do Celica, que as coisas começaram a mudar e o modelo passou a dispor de uma versão liftback mais destacada que anteriormente. Até então, nenhuma designação diferente era dada às variantes do cupê e do liftback. 

 

Em 1978, um ano após o lançamento da recente atualização do modelo, a Toyota lançou o código de chassi MA46 para diferenciar esta última opção do Celica. O modelo ficou conhecido como Celica XX e era equipado com motor seis em linha 2.6 com 110 cavalos, sendo voltado para exportação aos EUA. 

 

Um equivalente feito para o mercado japonês recebia o código MA45, mas seu motor seis em linha era um 2.0 litros com a mesma potência. Assim, surgia o nome Toyota Supra no mercado dos EUA e uma lenda viva para os anos seguintes.

 

Visualmente, o então Celica Supra vinha numa configuração clássica com motor grande de seis cilindros em linha e longitudinal, contando com transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades, bem como eixo cardã, diferencial e eixo rígido traseiro, sendo que a série F tinha deslizamento limitado.

 

A suspensão dianteira era McPherson e a traseira vinha com quatro braços por roda, a fim de garantir a melhor estabilidade possível. Os freios eram dotados de discos nas quatro rodas, dando grande capacidade de frenagem numa época em que acabava de surgir o sistema antitravamento da Bosch, chamado ABS.

 

Com linhas avantajadas, o Toyota Supra tinha 4,61m de comprimento, 1,65m de largura, 1,29m de altura e 2,63m de entre-eixos, pesando em torno de 1.270kg e com estilo bem próprio da época, contando com frente sóbria, faróis duplos, portas grandes e vigias laterais enormes, além de colunas C bem anguladas sobre a traseira.

Conhecida como A40, essa primeira geração do Toyota Supra rapidamente evoluiu, embora ainda presa como uma variante do Celica, ganhando um seis em linha 2.8 com 117 cavalos, mas com o 2.0 japonês – limitado em tamanho por conta de tributação – chegando a 123 cavalos. Em 1980, ganhou uma atualização no câmbio automático de quatro marchas.

 

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Suprassumo

 

Em 1986, a Toyota colocou no mercado mundial a terceira geração do Toyota Supra, conhecida como A70. Era o suprassumo da história de quase 20 anos do modelo, que pela primeira vez tinha os laços cortados com o Celica. Agora como um modelo independente, o cupê poderia seguir sua carreira com mais vigor e poder.

 

O motivo da separação era que o Celica estava indo para a base do Corona e a tração dianteira jamais cairia bem ao Toyota Supra, por isso ele permaneceu purista. Nesse aspecto, teve o entre-eixos encurtado para 2,59m e o comprimento ficou em 4,62m. Com vigias laterais e tampa traseira formando um visual único e envolvente, o bólido destacava as colunas B e a frente baixa com conjunto ótico escamoteável.

 

Mais fluído e limpo, o cupê da Toyota mantinha o foco na esportividade e na individualidade, mas teve que ser contido em suas dimensões, pois o governo japonês havia criado um imposto para carros grandes.

 

Novo Toyota Supra 

 

Ainda segundo essas informações do site japonês, o novo Toyota Supra deverá ser um esportivo equipado com sistema de tração integral, e que deverá ter um câmbio de dupla embreagem.

 

Tudo isso pensando no melhor desempenho, que também será melhorado por causa do seu peso, que deverá ser de apenas 1.400kg, o que será garantido pela utilização por parte da Toyota de materiais mais leves na concepção do Supra.

 

O fato é que o novo Toyota Supra só deverá chegar ao mercado mundial nos próximos anos, já que o projeto ainda está em desenvolvimento, o que significa que alterações ainda podem ocorrer nele.

 

Fonte: Toyota, Notícias Automotivas

 

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