A Toyota é uma das maiores montadoras do mundo e ao contrário do que muitos imaginam, a empresa teve origem em um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896. A Nihon Tech tem uma equipe de profissionais especializados na marca e nós resolvemos explicar melhor a história da Toyota no Brasil.
História da Toyota
Com o objetivo de facilitar a vida de sua mãe e milhares de trabalhadores, em 1892 o jovem Sakichi Toyoda apresentou, com apenas 24 anos, o primeiro tear automático do Japão.
Investindo o lucro de suas invenções em seu sonho e indo contra as críticas de todos, Sakichi incumbiu seu filho Kiichiro de construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Foi assim que em 1935, Kichiro apresentou ao mundo o protótipo A1 e em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company.
Hoje a Toyota é a maior montadora do planeta, com atuação em 160 países e conhecida pela sua qualidade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Origem do nome Toyota
Em 1996, o nome da empresa ainda era Toyoda (do sobrenome da família). A mudança para Toyota ocorreu no ano seguinte. A troca da letra D pelo T se deu porque, em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de muita sorte e prosperidade naquele país.
Toyota no Brasil
A chegada da Toyota no Brasil é um dos capítulos mais importantes na história da montadora e sua expansão global. Aqui foi instalada a primeira operação da empresa fora do Japão, com a produção do modelo Land Cruiser na pioneira fábrica de São Paulo, em 1958.
A partir de 1962, a linha de produção foi transferida para a nova planta, de São Bernardo do Campo e ali iniciou a fabricação do veículo que iria entrar para história do mercado automobilístico brasileiro: o Bandeirante.
A década de 90 trouxe o início das importações de outros modelos e um novo momento na história da Toyota do Brasil. Nesse período, foi formada a rede nacional de concessionárias e inaugurada a segunda fábrica no país, na cidade de Indaiatuba. Ali, em 1998, a Toyota estabeleceu outro marco da indústria automobilística nacional: o início da produção do lendário Corolla no Brasil.
Os anos seguintes foram de crescimento constante no país e integração com a América Latina, consolidada em 2005 com a inauguração do centro de distribuição de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que serve de porta de entrada para as picapes Hilux e SW4 produzidas na fábrica argentina de Zárate.
Levando adiante sua política de sustentabilidade, em 2012 a Toyota inaugurou em Sorocaba a primeira ecofactory do país, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção no meio ambiente, onde são fabricados os modelos Etios.
Agora, mais um capítulo dessa história começa a ser escrito. Em 14 de fevereiro de 2014 foi lançada a pedra fundamental da nova fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, que irá produzir motores para os modelos Etios e Corolla.
O resultado de todos esses anos de atuação no Brasil é o maior orgulho de uma montadora que se preocupa em primeiro lugar com a qualidade e respeito aos clientes: o maior índice de satisfação entre as montadoras do país.
Especializados em Toyota
Como mencionamos anteriormente, a Nihon Tech é especializada na marca Toyota. Realizamos os serviços necessários em automóveis desta marca, considerando a singularidade de suas peças. Trabalhamos com o intuito de garantir que o desempenho do veículo seja melhorado, aumentando a vida útil de todos os seus componentes.
Nossos profissionais são extremamente capacitados e nossa oficina é totalmente equipada para atender as necessidades dos nossos clientes.
Fonte: Canaltech, Gazeta do Povo, Toyota
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com; e redes sociais: nihontech.
Comentários