O motor de partida ou motor de arranque, como é mais conhecido, é um dos principais componentes para o funcionamento do carro. Assim como o alternador, os motores de partida também são peças elétricas do veículo.
Mas você sabe como ele funciona? Quais são os principais componentes do motor de partida? Como testá-lo? Nós vamos te explicar tudo!
Componentes do motor de partida
O motor de partida é formado por diversos componentes, como no caso dos mancais; dos impulsores de partida ou bendix; dos induzidos; da bobina; do suporte de escovas ou porta-escovas; e os solenóides automáticos ou também chamado de chave magnética.
Como o motor de partida funciona?
O motor de partida tem como a principal função basicamente transformar a potência elétrica em potência mecânica para dar início ao movimento do motor de nossos veículos, no caso de veículos leves, no motor de partida temos um pinhão com uma pequena engrenagem na ponta, que é justamente a engrenagem ligada ao volante do motor do carro.
O motor de partida ou motor de arranque funciona através de uma energia fornecida pela bateria passada por seus componentes para ser intensificada e gerar ao motor potência o suficiente para que o mesmo consiga um movimento inicial, assim após algumas rotações o motor já se movimenta sozinho em seu ciclo de combustão.
Como testar o motor de partida?
Testar o motor de partida é bem simples e pode ser feito em poucos passos. Vamos lá!
1 – Antes de tudo, verifique a tensão da bateria com um multímetro (com o carro desligado), veja se a tensão está com cerca de 12,9 Volts. Caso esteja a bateria está OK!
2 – Verifique também algum mau contato em algum dos fios de conexão entre os componentes, o mau contato pode ser o causador de problemas como: “Meu motor de partida não gira”.
3 – Verificar a caixa de fusíveis, às vezes, apenas um fusível ou relé pode estar barrando o funcionamento do motor de arranque de seu carro.
Cuidados
O motor de partida é uma peça com uma ótima durabilidade, porém o uso indevido pode trazer problemas e acarretar em um mau funcionamento do motor. Os defeitos comumente encontrados no motor de partida podem ser os seguintes:
🔺 Escovas gastas: é o defeito mais comum. Pelo fato do material das escovas ser macio e condutor, quando a escova está desgastada, o motor parece estar girando com dificuldade, como se o motor de arranque pesado, ou até mesmo nem gira. Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas, o que é a manutenção mais barata do motor.
🔺 Chave magnética não atraca: quando isso acontece, ao acionar o motor de partida, só se ouve um barulho de “TEC” bem alto e mais nada acontece. A solução é a substituição por uma chave magnética ou solenóide do motor de partida, nova.
🔺 Bendix patinando: Por ser a peça que entra em contato com a cremalheira ou volante do motor, ela sofre mais desgaste do que as outras peças do motor de partida. O sintoma do defeito é o barulho do bendix ou impulsor de motor de partida como se estivesse girando em falso, devido ao desgaste da engrenagem que está localizada no bendix.
🔺 Induzido: o induzido do motor de arranque tem seu desgaste e também se dá devido ao uso comum do carro. Tem o mesmo sintoma da escova gasta, o motor fica pesado, girando com dificuldade. Na hora de fazer a manutenção, é recomendado a troca desta peça, pois com o desgaste, é natural que o problema venha a acontecer novamente.
Fonte: Mixauto, QC Veículos
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com; e redes sociais: nihontech.
Comentários