Desde de 1° de janeiro de 2014, os freios ABS tornaram-se obrigatórios em 100% dos veículos, um passo muito importante para aumentar o nível de segurança. Em suma, a função dos freios ABS não é diminuir o espaço de frenagem, mas sim que o condutor mantenha o controle do veículo.
História do freio ABS
Os primitivos sistemas de ABS foram desenvolvidos por Dunlop para uso em aeronaves no início da década de 1950. Segundo Brezolin, o primeiro sistema de ABS utilizado em veículos de que se tem notícia data de 1969.
Foi usado somente no eixo traseiro do veículo Ford Thunderbird. Estes equipamentos utilizavam sistemas analógicos e sistemas de acumulação de energia.
Em 1978, a empresa alemã Bosch desenvolveu o ABS que utilizamos atualmente, que está associado ao uso extensivo de sistemas eletrônicos e válvulas eletromecânicas. Foi empregado inicialmente pelos veículos de passeio da Mercedes-Benz e, logo após, pelos veículos da BMW e pela indústria japonesa de automóveis.
Em 1984, a empresa ITT desenvolveu um projeto de ABS que combinava componentes do sistema de freio, como o atuador do ABS, servo-freio e cilindro mestre.
Como funciona o freio ABS?
O ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal do freio é pisado fortemente, evitando a perda de controle do veículo.
Esse sistema é composto por sensores que monitoram a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo. Esses sensores medem a rotação e passam essas informações para a unidade de controle do ABS.
Se essa unidade detectar que alguma das rodas está na eminência de travar, haverá a intervenção da central em milésimos de segundo, modulando a pressão de frenagem, garantindo assim que a roda não trave e proporcionando uma frenagem mais segura.
A mecânica por trás do freio ABS
O ABS possui quatro componentes:
- Quatro sensores de velocidade, um em cada roda;
- Uma bomba hidráulica com fluido de freio;
- Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais);
- Um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.
Fonte: AutoPapo, Notícias Automotivas
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