Muitos motoristas conhecem a velha história sobre a troca de óleo do câmbio automotivo, que diz que o óleo não deve ser trocado, apenas completa-se o nível. Mas não é bem assim.
É necessário seguir as especificações do manual do proprietário de cada veículo para realizar a manutenção corretamente. Nós resolvemos te ajudar e esclarecer alguns fatos sobre o assunto. Confira!
1- Não se faz a troca do óleo de câmbio manual?
É fato que os óleos lubrificantes têm um tempo de vida finito e eventualmente, acabam se degradando ou até mesmo sendo contaminados, sendo necessário realizar a troca. Mas, ao contrário do óleo do motor, o prazo de validade não determina que o óleo da caixa de câmbio precise ser trocado.
Já a caixa de marchas opera totalmente lacrada, sem gases da combustão ou impurezas e sem sofrer com as elevadíssimas temperaturas do motor. Por isso, o óleo da caixa de câmbio manual não precisa ser trocado.
2- O óleo do câmbio automático deve ser trocado periodicamente?
Realizar a troca do óleo de câmbio automático preserva a integridade do sistema de câmbio e seus componentes. De acordo com o manual do proprietário, apenas alguns modelos precisam ser trocados e somente a partir de elevadíssimas quilometragens ou tempo de uso.
3- Por que fazer a troca de óleo do câmbio automático?
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
4- De quanto em quanto tempo deve-se fazer a troca do óleo de câmbio automático?
As montadoras especificam no manual do proprietário o período ideal para fazer a troca de óleo do câmbio, se necessário. Recomenda-se realizar a troca de óleo do câmbio no mínimo a cada 50 mil quilômetros ou 5 anos, tempo suficiente para evitar problemas na transmissão.
5- Quanto tempo demora para fazer a troca do óleo de câmbio automático?
O processo é simples e não é muito demorado. Apesar de variar de carro para carro, o tempo médio para realizar a troca de óleo do câmbio é de cerca de 3 horas, incluindo o processo de esquentar o carro para tal.
6- Quais são os melhores tipos de câmbio automático encontrados no Brasil?
Os 5 melhores câmbios automáticos são:
- Câmbio CVT (Continuosly Variable Transmition) do Toyota Corolla, de 7 marchas;
- Câmbio S-Tronic do Audi RS3 Sedan, de 7 marchas;
- Câmbio Tremec do Ford Mustang GT, de 10 marchas;
- Câmbio Aisin do Volvo XC40, de 8 marchas;
- Câmbio ZF do Jeep Renegade, de 9 marchas.
7- Principais cuidados ao realizar a troca de óleo do câmbio automático
A troca de óleo do câmbio deve ser realizada em um auto center especializado e capacitada com o maquinário adequado, como a Nihon Tech. Manualmente, o processo de troca de óleo do câmbio restringe-se apenas ao que está no reservatório.
Ou seja, não é possível retirar o óleo que está dentro do sistema. O processo manual deixa impurezas, o que pode entupir o sistema, danificar alguma solenóide ou até obstruir alguma canaleta do sistema, por onde passa o fluido.
Fonte: MixAuto
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com e redes sociais: nihontech.
Comentários