A bateria do carro é responsável por alimentar todos os componentes do sistema elétrico. Graças a ela, é possível dar a partida do motor, acender os faróis, fazer funcionar a injeção eletrônica, entre outros.
Em média, uma bateria dura de 2 a 3 anos e, ao longo do tempo, vai perdendo a sua capacidade de reter energia elétrica. Porém, certos hábitos podem diminuir a vida útil dela, te deixando na mão quando você menos espera.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma maior durabilidade da sua bateria automotiva. Nós separamos algumas dicas. São elas:
1- Evite o uso de aparelhos eletrônicos com o veículo desligado
Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo.
2- Cuidado ao escolher o alternador
O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por conta disso, é válido escolher um que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos à peça.
Se sua bateria for de 60 amperes e seu alternador de 45, na hora da carga você perderá 15 amperes. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria.
3- Use sempre peças originais no seu veículo
Peças não originais ou não fabricadas especialmente para o seu carro podem gerar um maior consumo de energia. Assim, ao não usar componentes originais, você corre um grande risco de diminuir a vida útil da sua bateria. Pois a amperagem que seu carro tem pode não ser suficiente.
E as peças podem exigir mais energia do que sua bateria pode gerar. Desta forma, não só prefira peças originais. Também verifique a capacidade suportada pela bateria do seu veículo. Tenha essa atenção, por exemplo, ao instalar um novo alarme, vidro elétrico, ar condicionado ou som mais potente.
4- Ligue o motor com os componentes elétricos desligados
O momento de partida é o que mais puxa a bateria. Por isso que falhas na partida podem indicar que a bateria está sendo prejudicada. Assim, quanto mais equipamentos estiverem sendo alimentados no momento da partida, mais a bateria será exigida.
A dica é ligar somente o motor do carro primeiro. Depois da partida, você pode acionar o ar, o rádio, os faróis e outros componentes.
5- Faça revisões preventivas
É importante realizar consultas especializadas a cada seis meses no automóvel. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina. Você pode evitar complicações maiores tratando um pequeno problema logo de início.
Fonte: ABC Pneus, GRG
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com e redes sociais: nihontech.
Comentários