Se você preza pela sua segurança e pela segurança de seus passageiros, deve saber que a manutenção dos freios é muito importante.
Se o seu carro faz barulho quando freia ou está com pedal duro demais ou colado no assoalho, esses são alguns dos sinais de que as coisas não vão bem com o sistema de freios, e ele precisa de atenção urgente.
O problema é que quando se atinge esse estágio ele, normalmente, já está comprometido. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção preventiva dos freios.
Importância da manutenção dos freios
Com o passar do tempo, os sistemas de freios dos veículos têm sido atualizados pelas montadoras automobilísticas.
Nesse sentido, o avanço desse tipo de tecnologia trouxe uma necessidade maior de fazer a manutenção preventiva desse sistema para aumentar a durabilidade do veículo, evitar quebras e garantir o seu funcionamento seguro. Afinal, falhas na frenagem podem causar acidentes fatais.
Dessa forma, quanto antes os defeitos forem identificados e resolvidos, mais seguro será o uso do carro. Sem contar que a antecipação de defeitos reduz gastos com o automóvel, pois quanto maior for o desgaste, mais peças terão que ser trocadas.
Quando fazer a manutenção dos freios?
O ideal é que a manutenção dos freios seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, deve-se sempre estar atento aos sinais que o carro te dá, são eles: ruídos, dificuldade para frear, frenagem longa (pedal fundo), trepidações e luzes acesas no painel.
Caso note algum desses sinais ou se já chegou a quilometragem recomendada, sugerimos procurar um profissional de confiança para avaliar e realizar o serviço.
Por que fazer a manutenção dos freios?
Além de garantir sua segurança, a manutenção de freios se faz necessária para prevenir que outras peças do carro atuem de forma correta, a fim de evitar maiores prejuízos. Alguns exemplos são:
1- Desgaste das pastilhas de freio
As pastilhas tendem a se desgastar mais rapidamente porque elas são fabricadas com um material mais maleável do que os demais, e o atrito que exercem na frenagem faz com que fiquem finas com o tempo.
Elas devem ser trocadas sempre que apresentarem desgaste, ou então se o motorista notar problemas ou dificuldade na hora de frear.
2- Envelhecimento ou umidificação do fluido de freio
Ao longo do tempo, o fluido de freio pode absorver umidade, o que reduz sua capacidade de manter a temperatura estável. Quando perde suas propriedades, isso interfere na resposta de frenagem.
3- Quebra do disco de freio
As pastilhas de freio fazem atrito contra o disco para frear o carro, eles também ficam mais finos com o tempo e podem chegar ao extremo de quebrarem.
A quebra do disco de freio é uma situação muito delicada, porque o carro pode ficar incontrolável. Afinal, as pastilhas não conseguirão frear o veículo, pois não terão o disco para fazerem atrito.
4- Ressecamento das mangueiras
O sistema de freios é composto por canos de cobre e mangueiras, que levam o fluido até as demais peças quando o pedal é acionado. Com o tempo, as mangueiras ficam ressecadas naturalmente e precisam ser substituídas para evitar vazamentos.
Lembrando que, os vazamentos e danos aos canos e mangueiras fazem baixar o nível do fluido de freio, ou impedem que ele acione o sistema.
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com e redes sociais: nihontech.
Comentários