Você sabe qual a finalidade de um sistema de ignição de alta energia para motores de alto desempenho? Nós vamos explicar qual a diferença entre o sistema de ignição capacitivo e indutivo

 

Circuito capacitivo

 

Primeiro de tudo um circuito se torna capacitivo quando possui a presença de capacitores, para que possamos compreender melhor o circuito, um capacitor nada mais é do que um componente eletrônico que possui a propriedade de carregar e descarregar rapidamente e são comumente utilizados em conjuntos com indutores para estabilizar um sistema.

 

Com isso um circuito pode ser considerado capacitivo quando a tensão fica defasada em relação da corrente em 90°, ou seja, a corrente fica adiantada da tensão. Caso o circuito seja RLC, ou seja, Resistivo, Capacitivo e Indutivo, isso só vai ocorrer quando a reatância capacitiva for maior que a indutiva.

 

Circuito indutivo

 

Indutores consistem em componentes eletrônicos feitos em sua maioria por bobinas de fio, seu funcionamento se dá em armazenar a energia gerada em sua bobina através da corrente que passa em seus fios, ou seja, a corrente que passa induz um campo magnético na bobina e a energia gerada é armazenada.

 

Quando essa determinada corrente é removida do circuito a energia então é reabsorvida pelo indutor que executa a produção de corrente no sentido oposto da corrente nominal. Não confunda com o processo de armazenagem do capacitor que se dá através de seu dielétrico interno que recebe diretamente a energia.

 

Dessa forma, os circuitos indutores funcionam atrasando a corrente em relação a tensão, dessa forma em um circuito indutor-capacitor, por exemplo, quando o campo magnético está em torno de um indutor a carga do capacitor estará realizando o processo de descarga e assim também o inverso.

 

Parâmetros para avaliação de sistema de ignição

 

Para avaliar qual o melhor sistema de ignição, é preciso levar alguns pontos em consideração. Dentre eles: 

 

1- Tensão elétrica: é medida em Volts (V)

 

A tensão tem como objetivo romper o dielétrico, que é a resistência existente entre os eletrodos da vela. Essa resistência pode ser alterada pela folga entre os eletrodos da vela “Gap” e por parâmetros do ambiente, onde se encontra a vela de ignição (câmara de combustão).

 

  • Relação ar/combustível;
  • Pressão dentro da câmara;
  • Formação da mistura na região da vela;
  • Temperatura da Mistura. 

 

Ou seja, quanto maior a tensão ou menor a resistência mais fácil é para ocorrer a ignição na câmara de combustão, por esse motivo ao aumentar o “gap” (folga) entres os eletrodos da vela de ignição exageradamente ou de alguma forma gerar mais resistência entre os eletrodos, podemos solicitar uma tensão mais alta do secundário da bobina e se o sistema não estiver preparado para entregar teremos uma falha de ignição. 

 

2- Corrente elétrica: é medida em amperes (A)

 

A corrente talvez seja o parâmetro mais importante a ser observado em um sistema de ignição, pois o calor gerado pelo arco elétrico é diretamente proporcional a sua corrente. Quando iniciamos a combustão com uma fonte de calor com maior temperatura temos a certeza de que uma combustão irá ocorrer de uma forma ou de outra.

 

É importante ter um equilíbrio entre a tensão e a corrente solicitada para evitar uma possível falha. Essa falha pode acontecer porque não ocorreu o arco devido a alta resistência oferecida ou porque a centelha não tinha temperatura suficiente para iniciar a combustão.

 

3- Energia de ignição: é medida em milijoules (mJ)

 

Energia elétrica aplicada a um sistema de ignição, é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico (tensão) entre dois pontos (eletrodos da vela de ignição), que gera uma corrente elétrica entre ambos. 

 

O miliJoule é o resultado da multiplicação da tensão pela corrente elétrica, que nos mostra quanta energia está disponível por unidade de tempo, isso multiplicado pelo tempo em que foi utilizada. 

 

Portanto, para aumentar a energia de uma centelha, pode-se aumentar a energia disponível, aumentando corrente e tensão, ou aumentar o tempo de solicitação da energia, aumentando o tempo de duração da centelha.

 

Fonte: FuelTech, SE

 

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