A manutenção da injeção eletrônica é algo que muitas pessoas ignoram e que podem acabar prejudicando o funcionamento do carro, principalmente porque a maioria das pessoas desconhecem esse componente e suas verdadeiras funções.
Para muitos, a injeção eletrônica foi feita apenas para substituir os velhos carburadores, que nos abandonavam nos dias de frio. Sendo assim, a grande pergunta é: você sabe qual a verdadeira função desse sistema no seu veículo?
Mas, afinal, você sabe para que serve a injeção eletrônica?
De uma forma simples, o sistema de injeção eletrônica controla a injeção de combustível no motor. Por meio de um chip eletrônico instalado na peça, o controle é realizado a partir da leitura do funcionamento do motor.
O ajuste é feito com base nos dados para obter o melhor rendimento do veículo. Isso otimiza desempenho e eficiência do motor enquanto ele está funcionando.
Limpeza da Injeção Eletrônica
A limpeza da injeção eletrônica apenas deve acontecer quando o carro demonstra problemas na partida. Nesse sentido, não se deve limpar de forma constante, sem a necessidade, porque isso prejudica o sistema.
Quem não conhece nada sobre o sistema de injeção eletrônica precisa encaminhar o veículo às oficinas especialistas em corrigir problemas e (ou) fazer a limpeza da injeção eletrônica. Leve ao estabelecimento de confiança ou solicite a indicação dos amigos e conhecidos.
Manutenção da Injeção Eletrônica
Existem diversos problemas que evidenciam a necessidade ou não do motorista ter que fazer a limpeza na injeção eletrônica. Dentre eles:
- Dificuldade à partida, o que pode acontecer no meio do trânsito e prejudicar o fluxo diretamente.
- Queda no poder da aceleração.
- Quando a marcha-lenta se encontra irregular, consumindo combustível em exagero, também existem problemas que exigem limpeza na injeção eletrônica.
Aos primeiros sinais de problemas busque as oficinas especialistas, nas quais os analistas realizam testes para identificar problemas e ao mesmo tempo indicar as melhores soluções.
Por exemplo, abastecer com etanol ou gasolina batizada, fato que infelizmente pode acontecer nos postos brasileiros, é um ato que suja a injeção eletrônica ao considerar o nível de impureza do combustível ruim, sem octanagem.
Um ponto importante da manutenção preventiva é jamais esquecer de apostar na prevenção. Por exemplo, quem não troca o óleo de acordo com as informações prescritas pelo fabricante pode ter problemas na injeção eletrônica.
Cuidados com a manutenção da Injeção Eletrônica
A manutenção preventiva do sistema de injeção eletrônica do veículo é essencial. Então, pelo menos, a cada 30 mil quilômetros percorridos é fundamental realizar a limpeza dos bicos, correção da formação de carvão na câmara de combustão e fazer uso de combustível aditivado em alguns períodos para evitar problemas.
Mas algumas dicas podem ser essenciais para melhorar o funcionamento do sistema e evitar possíveis problemas.
- Evite pisar no acelerador ao ligar o veículo, isso deixará o carro acelerado e pode prejudicar a leitura dos sensores;
- Evite fazer “chupeta” para não ocorrer pane elétrica por causa da sobrecarga ou inversão de polaridade, que pode levar a danificar os componentes eletrônicos do veículo;
- Em caso de falta de bateria, não faça o carro “pegar no tranco”;
- Evite a lavagem do motor com jatos de pressão, isso pode danificar diversos componentes eletrônicos;
- Não ande com o carro na reserva, isso aumenta a temperatura dentro do tanque de combustível e danifica a bomba elétrica.
Fonte: Tuning, Portal Auto
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