Uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas é sobre qual a melhor opção de veículo escolher: carro automático ou manual? É importante avaliar cada uma das opções e ponderar qual delas é a mais adequada para você.
Pode parecer que não, mas o tipo de câmbio do seu automóvel é uma decisão muito importante. Não só pelo conforto na hora de dirigir ou na revisão do carro, mas também porque o sistema de transmissão pode influenciar até mesmo em quanto você gasta de combustível ao dirigir.
Saber as vantagens e desvantagens de cada modelo poderá te auxiliar a fazer a escolha certa de qual modelo de carro é melhor para você. Confira!
O que é o câmbio manual?
O câmbio automático é um sistema mecânico de transmissão de marcha. Ele é composto por várias peças, como:
- a embreagem, que controla a força gerada pelo motor;
- o pedal de embreagem, que permite ao motorista trocar de marcha;
- a alavanca do câmbio, que troca as marchas.
Para o motorista, esse é o sistema padrão. É aquele que você aprende quando faz a auto-escola. Por isso, é o mais fácil de usar e não precisa de nenhum tipo de adaptação.
O carro manual é aquele que permite maior controle do motorista sobre o seu potencial e velocidade. Para quem realmente entende de direção, essa pode ser a melhor opção. Afinal, é a que tem mais flexibilidade e opções.
O que é o câmbio automático?
O câmbio automático pode ser um pouco mais confuso de entender e escolher na hora de comprar um carro automático ou manual por causa da diferença entre o grupo de tecnologias e o modelo em si.
Todo sistema de câmbio que conta com algum tipo de automação pode ser chamado de “automático” popularmente. O câmbio automático, portanto, é aquele que funciona com um conversor de torque e um conjunto de discos. O próprio sistema identifica a hora de trocar de marcha e controla os discos.
A segunda grande diferença é que a alavanca do câmbio não usa as marchas Ré, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, mas sim P, N, L, D, S, 2 e 3.
Diferença entre carros automáticos e manuais
O carro manual é mais comum no mercado automotivo, sendo ideal para o motorista que gosta de ter total controle sobre o veículo. Com o câmbio manual, o condutor pode adaptar as marchas para cada situação de acordo com o seu gosto.
O carro automático é uma opção que oferece mais conforto e segurança para o motorista durante a condução. Nessa modalidade de veículo, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas são feitas de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.
Isso acontece pois o carro automático conta com engrenagens planetárias que são acionadas por um sistema conversor de torque. Estes, por sua vez, vão transmitir automaticamente o torque do motor às rodas do veículo.
Afinal, qual dos dois escolher?
Antes de tudo, é preciso que você avalie as suas necessidades de uso e o seu estilo de condução. Por exemplo, se você é uma pessoa que tem prazer em dirigir e já se adaptou à condução tradicional, talvez a melhor opção seria seguir com o carro manual.
Porém, se você se desgasta facilmente no trânsito e depende do veículo para se locomover, o carro automático pode ser uma solução mais adequada. Dessa forma, você irá garantir viagens mais confortáveis e seguras.
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com e redes sociais: nihontech.
Comentários