Quem tem um carro sabe que os únicos sons agradáveis são os roncos do motor. Ruídos e chiados são extremamente desagradáveis, principalmente quando se trata do sistema de freios

 

Quando você percebe um barulho no freio, o mais indicado é ir ao seu mecânico de confiança para resolver o quanto antes, pois, por menor que seja o problema, ele precisa ser reparado para não causar acidentes. 

 

Quando se fala em manutenções de freio, o que vem à mente das pessoas é a troca de pastilhas, mas não necessariamente esse é o reparo que está causando o barulho no freio.

 

Os barulhos no carro tiram a tranquilidade do motorista também por outras razões, como a desconfiança de que algo está com problemas, e isso pode fazer com que se perca a confiança no carro. 

 

Especialmente em um sistema sensível e de extrema importância como os freios, isso pode ser razão suficiente para não enfrentar a estrada, por exemplo. 

 

Quais as causas dos ruídos no sistema de freios?

 

Existe um conjunto de causas que podem influenciar os ruídos no sistema de freios, separamos algumas delas, tanto nos freios hidráulicos quanto nos freios ABS. Separamos algumas das principais: 

 

1- Pedal muito duro

 

Esse problema pode estar relacionado à qualidade do material utilizado nas pastilhas de freio ou a algum vazamento no sistema hidráulico.

 

Ao identificar essa falha, verifique se as pastilhas são de procedência confiável e se estão em boas condições. Se for confirmado o desgaste ou uma baixa qualidade do produto, a troca do item deverá ser realizada.

 

sistema de freios

 

2- Trepidação

 

Muito comum nos sistemas de freio ABS, a trepidação também acontece nos freios hidráulicos. Quando presente, ela não deve ser ignorada, de modo a evitar maiores danos ao veículo.

 

O mais importante é verificar se o disco de freio (geralmente instalado nas rodas dianteiras) e os tambores (nas rodas traseiras) estão empenados ou se apresentam gastos além do limite. Se for constatado algum dos dois problemas, a solução pode ser o reparo, que necessita da mão de obra de um torneiro mecânico, ou a troca da peça.

 

3- Sistema elétrico com mau contato

 

Por conter tecnologia com sensores individuais para cada roda, o ABS está sujeito a problemas elétricos, como mau contato na fiação. Isso ocorre, principalmente, devido à umidade. Além disso, existe a possibilidade de uma interferência eletromagnética.

 

4- Montagem de peças incompatíveis

 

A montagem errada das peças é um dos fatores que ocasionam problemas em um sistema do freio ABS. Aqui, podemos incluir distâncias irregulares do sensor em função da roda que ele monitora. Somado a isso, peças erradas, como sensores e rodas fônicas ou magnéticas que são incorporadas aos rolamentos, podem ser um agravante.

 

5- Nível do óleo baixo

 

Em modelos de carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas estão precisando de troca. Caso o carro tenha mais de 30 mil quilômetros rodados, verifique se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

 

Tenha o hábito de, também, verificar o nível do óleo e se ele está em boas condições. Um líquido ralo e com muita sujeira prejudica o sistema de frenagem, podendo causar as trepidações e os barulhos, além de deficiências na hora da frenagem.

 

Por que é importante corrigir o ruído no sistema de freios?

 

Mesmo que o ruído seja considerado natural em alguns casos, como também foi mencionado, a causa pode representar problemas bem mais graves e gerar riscos para a segurança no trânsito.

 

Qualquer chiado no freio merece ser investigado e corrigido, em nome do conforto e principalmente, da segurança de todos. O ideal é que além dos sinais que apontam para os problemas no sistema de freios, é preciso realizar a manutenção de forma preventiva, pelo menos a cada 30 mil km.

 

Fonte: FrasLe, ChipTronic, Canal da Peça 

 

Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC

 

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