Você com certeza já ouviu falar de drift. Diferente do que se pode imaginar, o drift é uma competição de carros em que não se busca apenas cravar o tempo mais rápido ou atingir o maior limite de velocidade.
Nesta modalidade, outros fatores têm maior importância – ângulo, velocidade de entrada do Drift e proximidade em relação ao clipping point. Ângulo, aqui, é referência à inclinação do carro em relação ao traçado do circuito; quanto mais inclinado, mais espetacular é a manobra.
O que é drift?
O Drift é uma técnica que surgiu no Japão nos anos de 1970 e vem ganhando espaço como um novo esporte nas pistas do Brasil.
A popularização do esporte no Brasil se deu após a série de filmes “Velozes e Furiosos”, que mostra competições de Drift em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
O esporte é muito mais do que uma corrida automobilística, ele oferece um show para os espectadores, proporcionando uma imensa e constante interação entre público e pilotos.
História do drift
A competição de Drift foi criada na década de 1970, em terras japonesas, como uma modalidade inicialmente praticada mais pelos pilotos amadores locais.
O que ajudou nesse formato de corrida foi o fato de o Japão ter vias, logradouros e estradas muito mais curtas e estreitas em relação às europeias e norte-americanas.
Com isso, ainda foi a fiscalização da polícia que fez os participantes praticarem o Drift em áreas montanhosas. Com a ausência de movimento e suas curvas bem fechadas, o trabalho das derrapagens criavam as famosas e espetaculares manobras.
Nessa época, o nome do piloto Keiichi Tsuchiya ganhou relevância e garantiu um dos registros em vídeo das corridas de “drifting”, ganhando a web e conquistando fãs por todos os lados do globo, inspirando e ganhando novos adeptos da modalidade.
Com essa admiração, a prática esportiva começou a ganhar mais organização e a criação de várias federações. Isso resultou, no ano de 1988, o primeiro campeonato oficial da modalidade de Drift, também em terras japonesas.
Competição de Drift
As etapas são divididas em duas partes, as classificatórias e as batalhas. Nas classificatórias os pilotos dão três voltas sozinhos na pista e são julgados com base nos quesitos de avaliação do Drift: estilo, linha e ângulo.
A volta que eles tiverem o melhor desempenho, é a que conta para a qualificação. Depois disso, os pilotos que ficaram entre os 16 primeiros formam as chaves de batalhas. As batalhas consistem em 2 voltas, cada uma com um piloto liderando.
Durante as batalhas o piloto que estiver como líder tem a responsabilidade de fazer o traçado de acordo com as regras da primeira fase e não atrapalhar o seu perseguidor. Já, por sua vez, o perseguidor tem a função de ficar o mais perto possível do carro da frente além de seguir os mesmo critérios de avaliação.
O primeiro líder é sempre o piloto que se classificou melhor entre os dois na primeira fase.
Fonte: Superdrift, Líder Esportes, Definição Net
Oficina automotiva de confiança em Itajaí/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma oficina automotiva multimarca (mecânica, elétrica, injeção eletrônica, borracharia, freios, suspensão, troca de óleo, motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: contato para clientes: telefone: 21229200 (tem whatsapp); e-mail: nihontech1@gmail.com; e redes sociais: nihontech.
Comentários