Por muito tempo, os carros esportivos foram vistos como artigos de luxo, quase como itens para colecionador. Afinal, os valores eram mais elevados e muitos consumidores se questionavam em relação ao custo-benefício de veículos com esse estilo. 

 

Hoje, porém, o acesso às informações acaba com essa desconfiança e qualquer preconceito, tornando esse modelo bastante atrativo. Algumas das maiores empresas automotivas do mundo são de origem japonesa. Não por acaso, essas marcas tiveram alguns produtos marcantes ao longo dos anos: os carros esportivos. 

 

O que são os carros esportivos?

 

Na prática, este é um veículo com o foco em um desempenho dinâmico para o motorista, pensando, por exemplo, em questões como a aceleração, a velocidade máxima ou mesmo na liberdade para dirigir. A sua produção está bastante relacionada ao mercado europeu, especialmente nos anos 1900, mas esse cenário mudou.

 

O design e o seu desempenho acabam se tornando os critérios principais para a definição desse conceito. Outra característica comum é a ‘emoção’ e a ‘liberdade’ que dirigir um desses modelos pode oferecer, levando a experiência nas pistas de corrida para o dia a dia na cidade.

 

A tecnologia, portanto, ganha mais espaço dentro dos modelos esportivos. Ou seja, muito mais do que um design diferenciado, é conseguir aliar esse conforto com o que existe de mais moderno e eficiente no mercado automobilístico.

 

Não importa se são luxuosos ou mais simples, o conceito de esportividade se expande para modelos com características parecidas, como os hatches e sedans.

 

os 4 carros esportivos japoneses

 

Carros esportivos japoneses

 

Vamos relembrar alguns dos carros esportivos mais queridos ao longo dos anos.

 

Honda NSX (1990-2005)

 

Além de ter tido Ayrton Senna como um de seus idealizadores, o NSX tinha apelo visual arrebatador, afinado motor 3.0 V6 (chegou a receber, depois, um 3.2 V6) tração traseira e garantia de muita diversão ao seu condutor. 

 

Toyota Supra (1978-2002)

 

Até hoje, os fãs da marca clamam por um retorno do Supra. Isso deve mesmo ocorrer, mas ele possivelmente terá outro nome. Se mantiver as características esportivas do antigo, certamente será um sucesso. 

 

Mazda RX-7 (1978-2002)

 

Conhecida por usar com sucesso os motores rotativos (Wankel), a marca teve no RX-7 um de seus projetos mais bem sucedidos. Sua última geração tinha bloco 1.3 biturbo de mais de 250 cv. 

 

Toyota MR-2 (1984-2007)

 

Uma digníssima opção àqueles que queriam um Supra ou um NSX e não podiam arcar com os elevados preços deles. Em sua versão equipada com motor turbo, batia os 200 cv e garantia prazer ao motorista. 

 

Mitsubishi 3000GT (1990-2001)

 

Arrancava suspiros por onde passava, incluindo o mercado brasileiro, para o qual foi trazido em meados dos anos 90. E não só pela beleza, mas também por ser altamente tecnológico para aquela época. 

 

Mazda MX-5 (1989-presente)

 

Falou em conversível japonês, falou em MX-5. Seu carisma, seu status e sua garantia de diversão ao dirigir fazem com que o modelo permaneça sendo renovado pela marca geração após geração. 

 

Mitsubishi Eclipse (1989-2011)

 

Outro modelo da lista que foi visto por aqui nos anos 90. De modo geral, tinha um custo-benefício melhor do que os outros modelos de outras marcas, podendo ter tração integral e motor 2.0 turbo de 210 cavalos de potência. 

 

Honda S2000 (1999-2009)

 

Foi um presente de aniversário da Honda… para ela mesma! Isso mesmo. Sua versão de produção foi revelada em 1999 por ocasião dos 50 anos de existência da montadora. O nome entregava, de bandeja, que o conversível era equipado com motor de 2 litros. 

 

Nissan Silvia

 

O Nissan Silvia é um coupé esportivo apresentado entre 1988 e 1989, foi criado o Silvia S13, que se tornou extremamente popular no Japão. Até 1990 era equipado com os motores CA18DE e CA18DET, do antigo S12.

 

você jogou em muitas fases de Gran Turismo, do primeiro PlayStation, com o Nissan Silvia! A escolha era óbvia, já que oferecia um ótimo custo-benefício no jogo. Na vida real, sua última versão de desenvolvimento foi a S15, dotada de motor 2.0 turbo de 250 cv.

 

Subaru WRX STI (1994-presente)

 

STI é a sigla para Subaru Tecnica International, divisão da montadora responsável pela preparação dos carros para competição. Ela já havia atuado no Legacy, mas ganhou realmente destaque com o lançamento do Impreza WRX. Em 1994, o modelo foi trabalhado com fibra de carbono, modificações de motor e no sistema de exaustão. Vieram o sucesso e, depois, muitas outras gerações.

 

Nissan Skyline

 

A primeira versão do Skyline, chamada de ALSI-1 entrou em produção em abril de 1957, naquela época era vendido como um carro de luxo, sob a marca Prince. Esta versão vinha com um motor 1,5 litro, que produzia 60 cv, este motor era padrão para toda a linha. O desempenho era relativo aos sedãs médios da época, alcançava 140 km/h. Eram oferecidas carroçarias sedan e station wagon, havia também uma versão pick-up e um furgão, chamados Prince Skyway.

 

Família do Z

 

A linha Z da Nissan, de carros esportivos, existe desde 1970, com o lançamento do 240Z. Nesses 50 anos, várias gerações se sucederam e a Nissan apresentou o conceito Z Proto, que servirá de inspiração para a futura geração do esportivo, 400Z, que será lançada até 2022. Dentre alguns modelos da família Z estão:

 

  • Nissan/Datsun 240Z (S30);
  • Nissan/Datsun 280ZX (S130);
  • Nissan 300ZX (Z31);
  • Nissan 300ZX (Z32);
  • Nissan 350Z (Z33).

 

Fonte: Hyundai, Quatro Rodas

 

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