O meio ambiente se tornou uma das grandes preocupações das montadoras nos últimos anos. Os veículos movidos a diesel, por exemplo, representam os maiores níveis de poluição em relação a outros combustíveis, isso porque as substâncias emitidas durante a queima são mais nocivas à saúde humana, por possuírem metais pesados em sua composição. Cientes da necessidade de diminuir a emissão de gases, eis que surge a EGR/DPF

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira  a matéria até o final! 

 

O que é EGR?

 

A Válvula de “EGR” – do inglês (“Exhaust Gas Recirculation”) ou “Recirculação dos gases de Escape”- é uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de NOx (óxido nitroso) nos motores diesel e gasolina, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor.

 

O que é DPF?

 

O “DPF” do inglês – “Diesel Particulate Filter” ou “Filtro de partículas de Diesel”- é um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos. Quando o filtro chega em aproximadamente 45% de saturação, os diversos sensores do DPF tomam a decisão de acionar a “regeneração ativa”, onde é injetado um aditivo ao filtro e é feita a combustão da fuligem acumulada. 

 

Também existe a “regeneração passiva” do filtro. Esta geralmente ocorre em trechos mais longos de rodovia, onde os gases de escape estão mais quentes, e fazem por si só a queima da fuligem acumulada no filtro.

 

voce sabe o que e dpf

 

Importância da EGR e DPF nos carros à diesel

 

O filtro DPF (Filtro de Partículas Diesel) contribui para a diminuição da poluição expelida pelo escapamento dos veículos diesel. É um dispositivo acoplado no sistema de escape e é concebido para eliminar as partículas de fuligem dos gases de escape de um motor diesel.

 

Essas partículas, com o passar do tempo, se concentram no interior dos filtros e acabam por impedir a correta liberação dos gases e consequente bom funcionamento do veículo. É preciso então, realizar a regeneração do mesmo para eliminar as partículas acumuladas. 

 

Já a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) atua no controle de emissão de gases poluentes que vêm da queima do combustível – principalmente o diesel. Essa válvula vai determinar também a quantidade dos gases que seriam expelidos e que serão reaproveitados.

 

Juntas essas ferramentas atuam em prol do meio ambiente e precisam passar por manutenções periódicas, para que funcionem da maneira correta.

 

Vantagens e desvantagens de retirar a EGR

 

Alguns usuários decidem removê-la para obter mais potência quando o carro circula em rotações baixas e médias. Algumas das vantagens são: 

 

  • Consumo menor a longo prazo;
  • Melhora o desempenho em baixas rotações;
  • Evita que impurezas sejam depositadas nos condutos e válvulas de cilindros. 

 

Porém,  o cancelamento da válvula EGR não tem apenas vantagens. Dentre as desvantagens estão: 

 

  • Maior emissão de gases poluentes na faixa de maior uso do motor diesel.
  • É provável que o carro não passe na inspeção veicular devido ao excesso de poluição.
  • Mais ruído e rugosidade de operação em baixas e médias rotações, porque o motor e sua injeção estão preparados para funcionar com uma parte dos gases queimados. Portanto, se remover esta válvula, você receberá apenas ar fresco em baixas rotações.
  • O motor leva muito mais tempo até atingir a temperatura ideal e, portanto, aumenta o consumo a frio.

 

Fonte: Mapfre, OCP, Strike Brasil

 

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