O tráfego de veículos aumentou consideravelmente nas vias de todo o mundo e consequentemente, a emissão de gases poluentes que são nocivos à saúde humana. Devido a isso, fez-se necessário a criação de um sistema que reduzisse a emissão desses gases. Eis que surge a injeção eletrônica.
O que é injeção eletrônica?
O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.
Como funciona a injeção eletrônica?
A injeção eletrônica fornece alimentação de combustível ao motor e também analisa continuamente as variações que interferem em seu funcionamento. Como por exemplo: temperatura do ar admitido, temperatura do motor, quantidade de combustível aspirado, etc.
A injeção eletrônica monitora tudo por meio de sensores que enviam para a U.C.E. (Unidade de Controle Eletrônico) sinais elétricos com as informações necessárias. A Unidade de Controle Eletrônico gerencia o funcionamento controlando atuadores recebendo informações dos sensores até que se atinja o ponto de ignição ideal.
Componentes da injeção eletrônica
1- Central de informações
A central de informações também é conhecida por unidade de comando. Os sensores enviam os dados para a central que controla o motor do automóvel e a injeção de combustível e, além disso, ela ainda é responsável por armazenar as informações necessárias.
2- Sensores
Os sensores analisam o funcionamento do motor e as informações são transferidas para a central que verifica a pressão, a proporção dos reagentes que queimam o combustível e a temperatura do motor. Se o automóvel sofre uma pane elétrica, por exemplo, você tem todas as informações registradas.
3- Atuadores
Já os atuadores, respondem pela queima do combustível no motor do automóvel e pela alimentação, enviando os comandos para a central de informações.
Vantagens da injeção eletrônica
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a injeção eletrônica, por isso, separamos as principais vantagens:
- Partidas mais rápidas;
- Maior rendimento do motor;
- Menos emissão de poluentes nas cidades;
- Vida útil mais longa;
- Economia de combustível.
Problemas na injeção eletrônica
Motor engasgando e com pouco rendimento, marcha lenta irregular e pouca potência do automóvel são alguns dos principais problemas relacionados à injeção eletrônica. Outros problemas são:
- Dificuldade na partida do carro;
- Aumento excessivo de consumo de combustível;
- Aceleração da marcha lenta.
Manutenção Preventiva e Cuidados com a Injeção Eletrônica
A manutenção preventiva do sistema de injeção eletrônica do veículo é essencial. Pelo menos, a cada 30 mil quilômetros percorridos é fundamental realizar a limpeza dos bicos, correção da formação de carvão na câmara de combustão e fazer uso de combustível aditivado em alguns períodos para evitar problemas.
- Evite ficar bombeando o acelerador
- Fique atento às informações do painel de bordo
- Evite andar com o tanque na reserva
Fonte: Doutor Multas, Moura, MTE-Thomson
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