Provavelmente uma das dúvidas mais frequentes dos motoristas é sobre a calibragem de pneus. Muitos desconhecem a frequência correta para fazer a calibragem, os riscos de deixar os pneus sem as libras recomendadas e os gastos que isso pode gerar. 

 

A única coisa existente entre você e o asfalto é o pneu, por isso, você deve cuidar dessa parte tão importante. Antes de tudo, você deve saber a pressão adequada para o seu pneu, essa informação pode ser consultada no manual do veículo, em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria – na porta do condutor.

 

Com que frequência devo calibrar os pneus?

 

Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. No entanto, existem algumas exceções a serem seguidas:

 

  • Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias.
  • Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.

 

Outra coisa importante é calibrar os pneus sempre antes e depois de viagens longas. 

 

Andando com o carro carregado em viagens a pressão dos pneus é diferente de quando você utiliza somente para rodar na cidade. 

 

Se o seu pneu está precisando ser calibrado antes de 15 dias, você precisa verificar outros itens de manutenção que devem estar prejudicando os pneus do seu veículo. 

 

saiba qual e a importancia de calibrar o pneu

 

Deve calibrar o pneu acima do recomendado?

 

Não. Quando o pneu está com a calibragem acima da indicada pelo fabricante, há um aumento na firmeza de contato com a superfície, ou seja, os seus veículos estarão mais sujeitos a cortes, quebras por impacto, perfurações e danos por choque. 

 

Aumentando o desgaste e reduzindo o conforto, pois a suspensão tem mais dificuldade para absorver as irregularidades da pista.

 

Riscos de não calibrar os pneus

 

  • perda de aderência;
  • risco de detalonamento (quando o pneu desencaixa da roda);
  • deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem;
  • instabilidade;
  • maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível; 
  • emissão de maiores quantidades de CO2.

 

Como calibrar o pneu?

 

A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

 

Certo da pressão ideal para o seu carro, o motorista deve:

 

  • digitar o número no visor do calibrador e acioná-la;
  • retirar a tampa da válvula do pneu;
  • apertar a trava na ponta do calibrador (quando existir);
  • encaixar a mangueirinha na válvula;
  • aguardar o apito do equipamento indicando a pressão ideal; 
  • voltar com a tampa da válvula.

 

Fonte: Autopapo 

 

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