A suspensão automotiva é o sistema responsável pela estabilização de impactos do solo. Formado por um conjunto de peças, ele é encarregado de manter as quatro rodas no chão e de proporcionar o melhor desempenho do carro. Por isso, é tão importante fazer a manutenção de suspensão para a segurança e bom funcionamento de outras partes do veículo.
Mas você sabe quais os componentes da Suspensão e para que servem?
Para que serve a Suspensão?
Além de ligar as rodas ao chassi do carro e, por conta disso, garantir a sua sustentação, o sistema de suspensão proporciona estabilidade, conforto e controle.
A suspensão do carro também absorve a energia gerada em cada irregularidade no terreno, para que o motorista ou passageiro não sinta os trancos e solavancos, a exemplo dos buracos. Não sentimos quase nada graças ao sistema de suspensão, que amortece o impacto.
Além disso, o sistema alivia as vibrações da roda aos ocupantes e garante a estabilidade do automóvel em curvas, freadas e irregularidades do terreno.
Componentes do Sistema de Suspensão
O sistema de suspensão é composto por vários componentes e cada um deles tem uma função específica, mas todas têm como objetivo final entregar conforto, segurança e estabilidade.
Conheça algumas:
1- Amortecedores: Os amortecedores servem para controlar o efeito da mola, de modo que o veículo permaneça estável e não quicando à menor irregularidade da pista. Um possível defeito em um amortecedor pode resultar em um desgaste prematuro das demais peças da suspensão.
2- Molas: Atuam em conjunto com os amortecedores para reduzir o impacto dos obstáculos que o veículo enfrenta na pista. Existem molas do tipo feixe e helicoidais. Todas têm como característica serem bastante flexíveis.
3- Braço Oscilante: Também conhecido como bandeja de suspensão, o braço oscilante é fundamental pois une a coluna da suspensão do carro ao chassi.
4- Pivô de Suspensão: conjunto com as buchas, o pivô serve para fixar a coluna de suspensão ao chassi. Sua característica é auxiliar o movimento de sobe e desce na coluna de suspensão, além de permitir que ela gire em seu próprio eixo.
5- Batente: também conhecido como coxim, essa peça é encaixada na haste do amortecedor. Ela serve para ligar o conjunto de amortecedor e molas à carroceria do veículo.
6- Barra Estabilizadora: componente que liga as colunas da suspensão. Ela é presa na carroceria e tem a função de aumentar a estabilidade em altas velocidades.
Quando realizar a manutenção?
Com o tempo, os componentes da suspensão vão desgastando e deixam de funcionar corretamente e entregar o que o motorista espera, principalmente os amortecedores.
Trafegar com amortecedores desgastados representa um grande risco, pois é aumentada a distância de frenagem. A estabilidade do veículo, claro, também é comprometida, pois diminuirá o atrito do veículo com o piso.
O resultado pode ser a capotagem em uma curva acentuada ou manobra brusca.
O recomendado é que sejam feitas manutenções a cada 40 mil quilômetros rodados, mas essa não pode ser uma marca definitiva, visto que, o desgaste desses itens depende do uso do veículo.
Como identificar a hora de realizar a manutenção?
Caso você não tenha certeza da quilometragem ou quer saber se já está na hora da manutenção, uma dica que damos é aguçar os sentidos.
- Atente a ruídos estranhos e oscilações anormais.
- O carro balança bastante.
- Os impactos de buracos parecem mais fortes.
Outra dica que damos é consultar o mecânico de sua confiança.
Aqui na Nihon Tech nós realizamos esse e outros serviços. Para mais informações, entre em contato conosco.
Fonte: Doutor Multas
Oficina automotiva de confiança em ITAJAÍ/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma Oficina automotiva multimarca (Mecânica, Elétrica, Injeção Eletrônica, Borracharia, Freios, Suspensão, Troca de Óleo, Motor, entre outros).
Entre em contato com a Nihon Tech: Contato para Clientes: Telefone: 21229200 (tem whatsapp); E-mail: nihontech1@gmail.com; e Redes Sociais: nihontech
Comentários