Se você preza pela sua segurança e pela segurança de seus passageiros, deve saber que a manutenção dos freios é muito importante. Se o seu Carro faz barulho quando freia ou está com pedal duro demais ou colado no assoalho. Esses são alguns dos sinais de que as coisas não vão bem com o sistema de freios, e ele precisa de atenção urgente. O problema é que quando se atinge esse estágio ele, normalmente, já está comprometido.
Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção preventiva dos freios.
Quando é a hora de fazer?
O ideal é que a manutenção dos freios seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, deve-se sempre estar atento aos sinais que o carro te dá, são eles: ruídos, dificuldade para frear, frenagem longa (pedal fundo), trepidações e luzes acesas no painel.
Caso note algum desses sinais ou se já chegou a quilometragem recomendada, sugerimos procurar um profissional de confiança para avaliar e realizar o serviço.
Porque fazer manutenção dos freios?
Além de garantir sua segurança, a manutenção de freios se faz necessária para prevenir que outras peças do carro atuem de forma correta, a fim de evitar maiores prejuízos. Alguns exemplos são:
1- Desgaste das pastilhas
As pastilhas tendem a se desgastar mais rapidamente porque elas são fabricadas com um material mais maleável do que os demais, e o atrito que exercem na frenagem faz com que fiquem finas com o tempo. Elas devem ser trocadas sempre que apresentarem desgaste, ou então se o motorista notar problemas ou dificuldade na hora de frear.
2- Envelhecimento ou umidificação do fluido de freio
Ao longo do tempo, o fluido de freio pode absorver umidade, o que reduz sua capacidade de manter a temperatura estável. Quando perde suas propriedades, isso interfere na resposta de frenagem.
3- Quebra do disco de freio
As pastilhas de freio fazem atrito contra o disco para frear o carro, eles também ficam mais finos com o tempo e podem chegar ao extremo de quebrarem. A quebra do disco de freio é uma situação muito delicada, porque o carro pode ficar incontrolável. Afinal, as pastilhas não conseguirão frear o veículo, pois não terão o disco para fazerem atrito.
4- Ressecamento das mangueiras
O sistema de freios é composto por canos de cobre e mangueiras, que levam o fluido até as demais peças quando o pedal é acionado. Com o tempo, as mangueiras ficam ressecadas naturalmente e precisam ser substituídas para evitar vazamentos.Lembrando que os vazamentos e danos aos canos e mangueiras fazem baixar o nível do fluido de freio, ou impedem que ele acione o sistema.
É importante lembrar que para o perfeito funcionamento do seu carro, é preciso encontrar uma oficina de confiança e profissionais especializados para a realização de um serviço de alto padrão e qualidade.
Para mais informações e dicas, acesse o nosso site: https://nihontech.com.br/
Fonte: Cobli
Oficina automotiva de confiança em ITAJAÍ/SC
Para serviços de qualidade no segmento de oficina automotiva e resolução dos mais diversos problemas mecânicos e elétricos venha até a Nihon Tech. Somos uma Oficina automotiva multimarca (Mecânica, Elétrica, Injeção Eletrônica, Borracharia, Freios, Suspensão, Troca de Óleo, Motor, entre outros).
Comentários