Manutenção de suspensão
de Carros em Itajaí / SC
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Para que serve a Suspensão?
A suspensão do carro também absorve a energia gerada em cada irregularidade no terreno, para que o motorista ou passageiro não sinta os trancos e solavancos, a exemplo dos buracos. Não sentimos quase nada graças ao sistema de suspensão, que amortece o impacto.
Além disso, o sistema alivia as vibrações da roda aos ocupantes e garante a estabilidade do automóvel em curvas, freadas e irregularidades do terreno.
Componentes do Sistema de Suspensão
O sistema de suspensão é composto por vários componentes e cada um deles tem uma função específica, mas todas têm como objetivo final entregar conforto, segurança e estabilidade.
Conheça algumas:
1. Amortecedores
Os amortecedores servem para controlar o efeito da mola, de modo que o veículo permaneça estável e não quicando à menor irregularidade da pista. Um possível defeito em um amortecedor pode resultar em um desgaste prematuro das demais peças da suspensão.
2. Molas
Atuam em conjunto com os amortecedores para reduzir o impacto dos obstáculos que o veículo enfrenta na pista. Existem molas do tipo feixe e helicoidais. Todas têm como característica serem bastante flexíveis.
3. Braço Oscilante
Também conhecido como bandeja de suspensão, o braço oscilante é fundamental pois une a coluna da suspensão do carro ao chassi.
4. Pivô de Suspensão
Conjunto com as buchas, o pivô serve para fixar a coluna de suspensão ao chassi. Sua característica é auxiliar o movimento de sobe e desce na coluna de suspensão, além de permitir que ela gire em seu próprio eixo.
5. Batente
Também conhecido como coxim, essa peça é encaixada na haste do amortecedor. Ela serve para ligar o conjunto de amortecedor e molas à carroceria do veículo.
6. Barra Estabilizadora
Componente que liga as colunas da suspensão. Ela é presa na carroceria e tem a função de aumentar a estabilidade em altas velocidades.
Quando realizar a manutenção?
Trafegar com amortecedores desgastados representa um grande risco, pois é aumentada a distância de frenagem. A estabilidade do veículo, claro, também é comprometida, pois diminuirá o atrito do veículo com o piso.
O resultado pode ser a capotagem em uma curva acentuada ou manobra brusca.
O recomendado é que sejam feitas manutenções a cada 40 mil quilômetros rodados, mas essa não pode ser uma marca definitiva, visto que, o desgaste desses itens depende do uso do veículo.
Como identificar a hora de realizar a manutenção?
Caso você não tenha certeza da quilometragem ou quer saber se já está na hora da manutenção, uma dica que damos é aguçar os sentidos.
- Atente a ruídos estranhos e oscilações anormais.
- O carro balança bastante.
- Os impactos de buracos parecem mais fortes.
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