A cultura automotiva cresceu abundantemente nos últimos anos e com isso, cresceu também a emissão de gases poluentes. O carro eco-friendly surgiu como uma oportunidade para promover um melhor relacionamento do ser humano com o meio ambiente. 

 

Segundo dados da CETESB, os veículos movidos a gasolina são responsáveis por 72,6% da emissão de gases que causam o efeito estufa, propulsor do aquecimento global. 

 

Você sabe quanto o seu carro emite de gases poluentes?

 

Em uma combustão ideal, todo o combustível queimado deveria virar gás carbônico (CO2). O gás carbônico não é considerado um poluente por não prejudicar o organismo humano, mas é um gás estufa. 

 

Daí a preocupação com a quantidade de sua emissão, pois seu volume gerado se mostra muito grande em relação aos outros poluentes. Assim, os engenheiros de motores convencionaram medir o nível de emissão de poluentes de um veículo em gramas de gás carbônico por quilômetro rodado, cuja notação é gCO2/km.

 

No mundo real, a combustão nunca é completa, e outros poluentes muito mais nocivos advêm do funcionamento dos motores, como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxido nitroso (NOx).

 

eco friendly

 

Carros eco-friendly: o que são?

 

O termo conhecido como amigável ao meio ambiente se refere a produtos, serviços, diretrizes políticas e atitudes que têm o objetivo de causar o menor dano possível à natureza. Ao adotar essa alternativa, um consumidor incorpora o conceito do consumo responsável no dia a dia e se compromete em identificar produtos, serviços e comportamentos de consumo que são de fato eco-friendly, sustentáveis e verdes.

 

Veículos híbridos e elétricos existem desde o século XIX, mas nos últimos anos têm ganhado destaque devido à urgência de cuidarmos melhor do meio ambiente. Basicamente, pode-se dividir essa categoria em três: os híbridos plug-in, os híbridos não-plug-in e os elétricos.

 

Os carros híbridos plug-in funcionam com motor a combustão e elétrico ao mesmo tempo, podendo ter a bateria carregada via tomada ou por meio da energia que é acumulada durante a frenagem. 

 

Quando o carregamento acontece exclusivamente por meio da frenagem regenerativa, o veículo é considerado um híbrido não-plug-in. Esses carros funcionam a gasolina ou diesel e o motor elétrico é ativado em baixas velocidades ou em conjunto ao motor comum, reduzindo o gasto de combustível.

 

Já os veículos elétricos funcionam apenas com a bateria e são obrigatoriamente recarregados em tomada – pesquisadores coreanos estão tentando criar um sistema para que os veículos sejam carregados na rua, mas o projeto ainda está em estudo. 

 

A desvantagem dos carros elétricos, no entanto, é a autonomia, uma vez que o desenvolvimento das baterias não acompanhou o dos veículos. Por isso, tem-se baterias pesadas e que demoram para serem recarregadas.

 

Mesmo assim, estudos estão sendo feitos e a tendência é que veículos híbridos e elétricos possam cada vez agredir menos a natureza.

 

Fonte: Instituto BB, Hypeness, Educação Automotiva

 

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